Gramática On-line | Por Prof. Dílson Catarino

126 textos cadastrados no site da Gramática On-line

Anuncios Google
Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Ultima atualização: 12 NOV 2009

/ DÚVIDAS

Agente da passiva x complemento nominal

Professor, nas frases A casa está suja de terra", O pátio está cheio de alunos, A rua está coberta de sujeira, pode-se pensar em agente da passiva, mesmo não havendo às vezes particípio? Ou seriam complementos nominais os termos preposicionados de terra, de alunos, de sujeira? E na frase Maria sujou a casa de terra, o termo preposicionado seria um adjunto adverbial, já que o verbo sujar é transitivo direto? Seria a mesma coisa que Maria sujou a casa com terra? Grato! Jádson. 


Olá, Jadson,

Haverá voz passiva quando o sujeito sofrer a ação, que é praticada pelo agente da passiva. Deve-se, portanto, analisar qual termo pratica a ação sofrida pelo sujeito para saber se há agente da passiva. Se não houve o AP, e houver um termo preposicionado, deve-se analisar donde provém esse termo e qual a sua função na oração: 

- Se ele provier de um substantivo abstrato, de um adjetivo ou de um advérbio, complementando o sentido desses termos, será complemento nominal. Quando houver complemento nominal, a preposição será exigida pelo subst. abstrato, pelo adjetivo ou pelo advérbio (Como saber se um termo exige preposição? Pesquisando num bom dicionário de regência nominal);
- Se ele provier de um substantivo abstrato, sendo elemento agente deste ou se provier de um substantivo concreto, qualificando-o, será adjunto adnominal; 
- Se ele provier de um verbo transitivo indireto, será objeto indireto;
- Se ele provier de um verbo qualquer e indicar uma circunstância (tempo, modo, lugar, instrumento, causa, etc.), será adjunto adverbial.

Vejamos as frases apresentadas por você:


- A casa está suja de terra: O sujeito é "a casa". Quem sujou a casa? Não há resposta, portanto não há agente da passiva, pois a oração não está na voz passiva (Terra não sujou a casa, e sim alguém sujou a casa com terra). Como não há voz passiva, não há locução verbal passiva, e sim verbo de ligação (está) e predicativo do sujeito (suja). O termo "de terra" é adjunto adverbial de meio (também chamado de adjunto adverbial de instrumento), pois foi o meio usado para sujar a casa.



- O pátio está cheio de alunos: O sujeito é "o pátio". Quem enche o pátio? Resposta: "os alunos", que é, portanto, agente da passiva. A voz ativa correspondente é a seguinte: "Os alunos enchem o pátio". "Cheio" é o particípio irregular de encher. O particípio irregular é usado na voz passiva e como adjetivo; o particípio regular (enchido) é usado na voz ativa. Por exemplo: "Os alunos têm enchido o pátio todos os dias".
se a frase fosse a seguinte: "O pátio está cheio de terra", "de terra" não seria agente da passiva, e sim complemento nominal, pois o adjetivo 'cheio' exige a preposição 'de'. Como saber se um adjetivo exige preposição? Usando um bom dicionário de Regência Nominal.



- A rua está coberta de sujeira: O sujeito é "a rua". O que cobre a rua? Resposta: "sujeira", que é, portanto, agente da passiva. A voz ativa correspondente é a seguinte: "A sujeira cobre a rua". "Coberto" é o único particípio de "cobrir", usado na voz passiva, como adjetivo e na voz ativa.



- "Maria sujou a casa de terrra" e "Maria sujou a casa com terra": O sujeito é "Maria". É sujeito agente, pois pratica a ação. A oração está, portanto, na voz ativa. O verbo "sujar" é transitivo direto, e "a casa", objeto direto. O instrumento (ou meio) usado para sujar a casa foi "terra", que é, portanto, adjuntoo adverbial de instrumento (ou meio).

10 COMENTÁRIO(S)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

João Rodrigues

25 NOV 2009

Professor, gosto muito de suas explicações, deixam muito mais claros que as gramáticas tradicionais. Estou sempre por aqui tirando dúvidas. Ainda me enrolo bastante nas orações coordenas, subordinadas, etc.

Ingrid da Silva Isidoro

25 NOV 2009

Super interessante a explicação sobre complementação nomila e agente da passiva gostaria de saber mais detalhes.

Tárcio Leandro Silva de Assis

26 NOV 2009

Estava estudando e no momento que entrei no site dei de cara com a resposta que procurava.
Valeu pessoal!

André Martins

29 NOV 2009

Mestre
A casa está suja DE TERRA.
Poderia pensar que é o modo que está suja. Está suja como? de terra. Certo?

MIGUEL

02 DEZ 2009

OBRIGADO
SUA EXPLICAÇÃO ESCLARECEU MUITAS DUVIDAS.

jhon-nathan

05 DEZ 2009

gostei muito essa grande aula de gramatica pela nete
ooooooooooo
foi muito legal estudar uma prova com vcs
meu professor nem ensina isso direito
aprende muito em

paulo vieira de azevedo

05 DEZ 2009

caro professor Dilson, eu gostaria de saber como usar o pronome relativo nas frases de orações subordinadas por exemplo como vou saber como se usa o "que" ou "o qual" ou "cujo" nas frases
aguardo ansiosamente sua resposta
obrigado

marina

11 DEZ 2009

muito bom! adorei as dicas,e ficou bem fácil de entender!

EWANDRO

16 DEZ 2009

GOSTEI DA EXPLICAÇÃO E DA FORMA COMO UTILIZA OS EXEMPLOS DADOS PELOS ALUNOS PARA ABORDAR O TEMA EM QUESTÃO E AMPLIAR O "LEQUE" DIDÁTICO.
OBRIGADO PELA AULA.

fernando

13 FEV 2010

gostei muito de suas explicações, são claras e bem diretas, aprendo mais o conteúdo deste site do que nas aulas em cursinho.

Deixe seu comentário
Siga o Gramática no Twitter

Ano-novo, com hífen, representa a meia-noite de 31 de dezembro ou o dia 1 de janeiro.00h34min em 28/12/2009