Gramática On-line | Por Prof. Dílson Catarino

162 textos cadastrados no site da Gramática On-line

Anuncios Google
Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Ultima atualização: 12 JUL 2010

/ GRAMÁTICA

Emprego dos numerais

Emprego dos Numerais

Intercala-se a conjunção e entre as centenas e as dezenas e entre as dezenas e as unidades. Entre os números que formam centena-dezena-unidade, tem-se usado vírgula modernamente apesar de as gram'aticas tradicionais a rejeitarem. Caso seja centena ou dezena inteira, usa-se o e.

562.983.665 = Quinhentos e sessenta e dois milhões, novecentos e oitenta e três mil, seiscentos e sessenta e cinco
42.002 = Quarenta e dois mil e dois.
42.020 = Quarenta e dois mil e vinte.
42.200 = Quarenta e dois mil e duzentos.
42.220 = Quarenta e dois mil, duzentos e vinte. 


Na designação de séculos, reis, papas, príncipes, imperadores. capítulos, festas, feiras, etc., utilizam-se algarismos romanos. A leitura será por ordinal até X; a partir daí (de XI em diante, por cardinal). Se o numeral preceder o substantivo, sempre será lido como ordinal.

XXXVIII Feira Agropecuária. = Trigésima oitava Feira Agropecuária.   
II Bienal Cultural = Segunda Bienal Cultural.
Papa João Paulo II = Papa João Paulo segundo.
Papa Bento XVI = Papa Bento dezesseis.
Papa João XXIII = Papa João vinte e três.

Zero, ambos e ambas

Zero: Numeral cardinal que indica a total ausência de quantidade, que corresponde a um conjunto vazio. Pode ser também o elemento inicial de uma série.

À zero hora de amanhã, iniciar-se-á o horário de verão.
Os alunos que obtiveram nota zero deverão comparecer à coordenação.

Ambos e ambas: São pronomes indefinidos com uso exclusivo no plural. Correspondem ao numeral cardinal dois.

Preciso falar com ambos depois da reunião.
Ambos os seus irmãos morreram no acidente.

Obs.: Apesar de ser uma constru'c~ao pleon'astica, a expressao ambos os dois 'e considerada adequada.

Deixe seu comentário
Siga o Gramática no Twitter

Ano-novo, com hífen, representa a meia-noite de 31 de dezembro ou o dia 1 de janeiro.00h34min em 28/12/2009