Gramática On-line | Por Prof. Dílson Catarino

373 textos cadastrados no site da Gramática On-line

Anuncios Google
Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Ultima atualização: 07 AGO 2009

/ REDAÇÃO

Maneiras para se elaborar uma dissertação

Agora que você já sabe planejar uma dissertação, vamos partir para a prática. Nesta aula, veremos três maneiras de se elaborarem dissertações.

Antes de iniciar os estudos de hoje, vejamos a estrutura da dissertação:

A dissertação é dividida em três partes - Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução

O primeiro parágrafo da dissertação deve conter a informação do que será argumentado ou discutido no desenvolvimento.

A introdução deve ser elaborada em um parágrafo de aproximadamente cinco (05) linhas, só em um parágrafo, nunca mais do que um parágrafo.

Tudo o que for citado na introdução deve ser discutido no desenvolvimento; o que não for citado na introdução não deve ser discutido no desenvolvimento.

A introdução é uma espécie de índice do desenvolvimento.

Desenvolvimento

É a redação propriamente dita. É onde os argumentos devem ser discutidos.

Cada argumento deve ser discutido em apenas um parágrafo. Um argumento nunca deve ultrapassar um parágrafo só e, em um mesmo parágrafo, não se devem discutir dois argumentos.

Os assuntos a serem inclusos no desenvolvimento devem ser importantes para a sociedade de um modo geral. Os assuntos pessoais, ou os muito próximos dos acontecimentos cotidianos, devem ser evitados.

Tenha sempre em mente que o examinador de sua dissertação provavelmente seja uma pessoa culta, que lê bons jornais e revistas e tem bastante conhecimento geral, portanto não generalize.

O desenvolvimento deve ser elaborado em três (03) parágrafos de aproximadamente cinco (05) linha cada um, ou em dois (02) parágrafos de aproximadamente oito (08) linhas cada um.

Conclusão

A conclusão é o encerramento da dissertação, portanto nunca apresente informações novas nela; se ainda há argumentos a serem discutidos, não inicie a conclusão.

Procure terminar a redação com conclusões consistentes, e não com evasivas.

Este parágrafo deve concluir toda a redação, e não apenas o argumento do último parágrafo do desenvolvimento.

A conclusão deve ser elaborada em um parágrafo de aproximadamente cinco (05) linhas; só em um parágrafo, nunca mais do que um parágrafo.

Obs.: Apesar de a conclusão ser o encerramento da redação, ela já deve estar praticamente preparada no momento de escrevê-la. Quando fizer o planejamento, antes de começar a redação, pergunte-se: a que conclusão quero chegar com os argumentos que apresentarei?

Três maneiras para se elaborar uma dissertação

01) Resumo / Argumentação / Perspectiva

Este é o método da pergunta ao tema. Lembra-se? Pergunta-se ao tema Por quê?, dando, posteriormente, três respostas com frases completas, que tragam argumentos importantes.

Trabalhe hoje com o seguinte tema:

Um dos únicos bens que a miséria não extingue é a solidariedade.

Introdução - Resumo

Na introdução, pode-se apresentar o resumo daquilo que será discutido no desenvolvimento. Procede-se da seguinte maneira:

- Reescreva o tema com suas próprias palavras (Paráfrase), acrescentando a isso as três frases apresentadas como respostas à pergunta feita ao tema (Por que a solidariedade é um dos únicos bens que a miséria não extingue?).

Importante: Tente REESCREVER o tema mesmo. Evite apenas trocar as palavras por sinônimos. Tente reestruturar sintaticamente o tema.

Algumas idéias para o tema apresentado:

1- O homem é bom por natureza. A solidariedade é inerente ao ser humano.

2- Mesmo o homem que perde sua bondade, que é corrompido pela sociedade, pode ser solidário com seus semelhantes. Por exemplo os traficantes do Rio de Janeiro que ajudam a comunidade.

3- A solidariedade pode existir até por necessidade. Alguns podem agir solidariamente, porque, se assim não o fizerem, correm o risco de também não serem ajudados.

4- Os miseráveis são solidários entre si, pois, se não o forem, ninguém o será, nem a elite, nem o governo.

Desenvolvimento - Argumentação

- Discuta sobre cada frase apresentada.

- Não se esqueça de que cada argumento deve ser discutido em um parágrafo, só em um parágrafo, e também não se esqueça de que não se discutem dois argumentos em um só parágrafo.

- Não generalize.

- Trabalhe com argumentos concretos, consistentes, que realmente sejam importantes para a sociedade de um modo geral.

- Escolha dois ou três argumentos apenas, para serem discutidos no desenvolvimento. Não se empolgue. É melhor discutir profundamente poucos argumentos do que superficialmente muitos.

Conclusão - Perspectiva

Apresentar perspectiva na conclusão é trabalhar visando à conscientização geral. É iniciar a conclusão com frases como as seguintes:

- É necessário que todos se conscientizem de que...

- É imprescindível que a sociedade se conscientize de que...

- É preciso que haja uma conscientização por parte dos cidadãos para que...

 

02) Trajetória histórica / Comprovação / Conclusão

Introdução - Trajetória histórica

Buscar a argumentação no passado, trazendo-a posteriormente para o presente, ou seja, apresentar um fato histórico ou uma personagem importante para a sociedade de um modo geral do passado e outro fato ou personagem do presente ou um de passado remoto, outro de passado recente.

Duas ideias para o tema apresentado:

- Passado remoto (Séc. XVII) - Zumbi

Passado recente (Séc. XX) - Madre Tereza de Calcutá

Desenvolvimento - Comprovação

Discutir sobre os fatos ou personagens apresentados, cada um em um parágrafo.

Conclusão - Conclusão

Iniciar a conclusão com uma conjunção coordenativa conclusiva (logo, portanto, por conseguinte, por isso, então...).

Deve-se tomar muito cuidado nessa conclusão, pois uma conjunção liga orações, no entanto, nesse caso, ela ligará a conclusão ao resto da redação. Deve-se concluir a redação toda, e não somente o último parágrafo do desenvolvimento.

03) Paráfrase / Exemplificação / Retomada da tese

Introdução - Paráfrase

Parafrasear o tema é reescrevê-lo. Tome cuidado para não apenas substituir as palavras por sinônimos. Tente reestruturar sintaticamente o período.

Veja o que o Michaelis - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa registra como sinônimo de paráfrase: Explicação ou tradução mais desenvolvida de um texto por meio de palavras diferentes das nele empregadas. Portanto sua frase deve ser mais desenvolvida que a frase apresentada como tema, e as palavras devem ser diferentes, e não sinônimas.

Desenvolvimento - Exemplificação

Buscar exemplos importantes para a sociedade de um modo geral. Exemplos que mostrem sua cultura, seu conhecimento do mundo, seu grau de informação.

Anda mal de informações? Então leia jornais, revistas, livros. Interesse-se pelo mundo. Busque informações as mais variadas possíveis.

Conclusão - Retomada da tese

Retornar à introdução para concluir a redação. É parafrasear a sua introdução, ou seja parafrasear a paráfrase feita anteriormente, com o intuito de encerrar o assunto.

 

Siga o Gramática no Twitter