Gramática On-line | Por Prof. Dílson Catarino

373 textos cadastrados no site da Gramática On-line

Anuncios Google
Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Gramatica

Encontre o que procura no Buscapé!

Pesquise preços de Gramatica

www.BuscaPe.com.br

Ultima atualização: 18 DEZ 2013

/ O COTIDIANO DA LÍNGUA

Crase diante de números

Sabe-se que crase é a fusão de duas vogais idênticas e que a crase da preposição a com os artigos a e as ou da preposição a com os pronomes demonstrativos aquele, aquela, aquilo, aquiloutro, a e as é caracterizada pelo acento grave (`). Claro é, portanto, que só ocorre crase diante de palavras que exijam os artigos femininos a e as, além, lógico, dos pronomes demonstrativos.

Concernentemente a números, portanto, só ocorrerá crase se este for representativo de termo feminino. Veja os seguintes exemplos:

 

  • Chegarei à escola às 7h. Com crase, pois há a preposição a, e o número 7 é representativo de um termo feminino: horas. Basta substituir pelo termo masculino meio-dia: Chegarei à escola ao meio-dia. Como, diante do termo masculino surgiu ao (preposição + artigo), diante do feminino também haverá preposição + artigo: à.

 

  • Chegarei à escola após as 7h. Sem crase, pois, apesar de o número 7 ser representativo do termo feminino horas, não há a preposição a, e sim a preposição após. Basta substituir pelo termo masculino meio-dia: Chegarei à escola após o meio-dia. Como, diante do termo masculino surgiu o (artigo), diante do feminino também haverá somente o artigo: a.

  • Ficarei na escola até as/às 7h. Crase facultativa, pois depois da preposição até. Basta substituir pelo termo masculino meio-diaFicarei na escola até o/ até ao meio-dia. Como, diante do termo masculino surgiu facultativamente o (artigo) ou ao (preposição + artigo), diante do feminino também haverá facultativamente somente o artigo (a) ou a preposição com o artigo (à).

 

  • Daqui a uma hora, embarcarei para o Rio de Janeiro. Sem crase, pois, apesar de o número uma ser representativo do termo feminino hora, não há o artigo a. Basta substituir pelo termo masculino minuto: Daqui a um minuto, embarcarei para o Rio de Janeiro. Como, diante do termo masculino surgiu a (preposição), diante do feminino também haverá somente preposição: a

 

Uma curiosidade concernentemente a números ocorre quando há uma relação entre eles. Somente ocorrerá crase entre números quando o primeiro deles estiver antecedido de artigo. Por exemplo:

 

  • O show ocorrerá das 20h às 22h.
  • O show ocorrerá de 20h a 22h.
  • 20h a 22h: Esse é o horário de show.
  • Os alunos de 1ª a 4ª série devem posicionar-se à esquerda do palco.
  • Os alunos da 1ª à 4ª série devem posicionar-se à esquerda do palco.

 

 Escute este texto, clicando aqui e, na página dos podcast, em "crase e números".

Siga o Gramática no Twitter