publicidade

Pesquisar no Site


Dica do professor Dilson Catarino

Mesa-tenista pé-vermelho é campeão!

Veja mais
Dúvidas mais frequentes
Voltar

Por que m antes de p e de b?

09/07/2014

Pergunta:

Olá! Boa noite ! estou em dúvida em auxiliar meu filho, será que podem me ajudar me respondendo quais consoantes jamais devem aparecer logo apos o N? por quê? E citar exemplos? Desde já agradeço !!!

 

Resposta:

Pense apenas no som produzido pela letra m de mão. Produza esse som (somente o som de m) por uns cinco segundos, colocando os dedos nas narinas sem impedir a saída do ar. Você observará que o ar sai pelas narinas, com a produção do som mmmmmmm. O fonema m (e não a letra m) é, portanto, nasal.

Se, ao produzir o som mmmmmmmm, tapar suas narinas, você observará que as bochechas se encherão de ar. Se, logo após, produzir o som aaaa, observará também que houve a produção dos sons bbbbaaaa. Isso prova que as consoantes m e b são muito parecidas; elas tëm a mesma produção. A diferença ocorre apenas na saída do ar: m, pelas cavidades bucal e nasal (fonema nasal); b somente pela cavidade bucal (fonema oral).

Há também semelhanças entre as consoantes p e b: elas também têm a mesma produção; a única diferença entre elas é que b é sonora, ou seja, há a vibração das pregas vocais quando ela é produzida, e p, surda, ou seja, não há a vibração das pregas vocais. Isso explica o porquê de se usar m, e não n, antes de p e de b.


© Gramática On-line • 1999 - 2017• Todos os direitos reservados ao autor. Proibida cópia total ou parcial dos conteúdos.