publicidade

Pesquisar no Site

Dica do professor Dilson Catarino

Neste ano, viajarei mais.

Veja mais
    Gramática
  • Pronome Reflexivo

    A palavra se será pronome reflexivo quando indicar que o sujeito pratica a ação sobre si mesmo. Além do pronome se, serão pronomes reflexivos os pronomes me, te, nos, vos.
    Ler
  • Pronome Recíproco

    A palavra se será pronome recíproco quando indicar ação trocada entre os elementos que compõem o sujeito. Além do pronome se, serão pronomes recíprocos os pronomes me, te, nos, vos.
    Ler
  • Pronome Integrante do Verbo

    A palavra se será pronome integrante do verbo quando aparecer junto de verbos pronominais, que são os que não se conjugam sem pronome. Por exemplo: suicidar-se, arrepender-se, queixar-se, zangar-se, ater-se, abster-se, etc. Além do pronome se, serão pronomes integrantes do verbo os pronomes me, te, nos, vos.
    Ler
  • Pronome Expletivo ou Pronome de Realce

    A palavra se será pronome expletivo, quando for usado apenas para reforçar a ideia contida no verbo, sendo, por isso, dispensável na frase. Ocorrerá o pronome expletivo com verbo intransitivo que tenha sujeito claro. Aparece, em geral, junto aos verbos ir, partir, chegar, passar, rir, sorrir, morrer. Além do pronome se, serão pronomes expletivos os pronomes me, te, nos, vos.
    Ler
  • Pronome Apassivador

    A palavra se será pronome apassivador, quando formar, junto de um verbo transitivo direto, a voz passiva sintética, que pode ser transformada em passiva analítica; indica que o sujeito é paciente e com ele concorda. O pronome se será chamado de partícula apassivadora quando estiver junto de verbo transitivo direto acompanhado de objeto direto, que se tornará o sujeito paciente.
    Ler
  • Pronome de Indeterminação do Sujeito

    A palavra se será pronome de indeterminação do sujeito, quando surgir junto a verbo transitivo indireto acompanhado de objeto indireto, a verbo transitivo diretoacompanhado de objeto direto preposicionado, a verbo de ligação acompanhado de predicativo do sujeito e a verbo intransitivo sem sujeito claro. O verbo deverá ficar, obrigatoriamente, na terceira pessoa do singular.
    Ler
  • Sujeito Acusativo

    A palavra se será sujeito acusativo quando aparecer em estruturas formadas pelos verbos causativos fazer, mandar e deixar e pelos verbos sensitivos ver, ouvir, sentir, etc. seguidos de objeto direto na forma de oração reduzida (verbo no infinitivo ou no gerúndio). Além da palavra se, serão sujeito acusativo os pronomes me, te, o, a, nos, vos, os, as e substantivos.
    Ler
  • Conjunção Subordinativa Integrante

    A palavra se será conjunção subordinativa integrante, quando iniciar oração subordinada substantiva, ou seja, oração que funcione como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal ou aposto.
    Ler
  • Conjunção Subordinativa Condicional

    A palavra se será conjunção subordinativa condicional, quando iniciar oração subordinada adverbial condicional, ou seja, quando iniciar oração que funcione como adjunto adverbial de condição. Para comprovar isso, basta substituir a conjunção se por caso.
    Ler
  • Conjunção Subordinativa Causal

    A palavra se será conjunção subordinativa causal, quando iniciar oração subordinada adverbial causal, ou seja, quando iniciar oração que funcione como adjunto adverbial de causa. Para comprovar isso, basta substituir a conjunção se por já que, visto que.
    Ler
© Gramática On-line • 1999 - 2017• Todos os direitos reservados ao autor. Proibida cópia total ou parcial dos conteúdos.